Alimentos rejuvenescedores

Alimentos rejuvenescedores
Abacate
É um fruto composto por 10 vitaminas, entre elas a vitamina E, o ácido fólico (B9) e o glutatião - um derivado proteico com acção antioxidante que combate a degeneração celular. Contém também 10 ácidos gordos, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3. Este último age na prevenção do cancro. Contém ainda sitosterol, que previne o colesterol, e aminoácidos fundamentais ao normal funcionamento do organismo.


Canela
Este aromático ingrediente ajuda a aumentar a capacidade das células para utilizar a glicose, permitindo normalizar o nível de açúcar no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicéridos entre 23% e 30%. 

A canela tem ainda óleos essenciais que impedem o crescimento de bactérias e fungos. Por sua vez, na medicina tradicional chinesa o chá de canela está indicado para aliviar gripes e constipações.


Maçã
A maçã é um fruto muito completo. Diz-se que uma maçã por dia pode prevenir o envelhecimento, devido a uma substância química encontrada na sua casca, e que ajuda no rejuvenescimento dos músculos das pessoas idosas. Além disso há um sem número de benefícios, dos quais apenas destacamos alguns:
•    protege e fortalece os ossos (prevenindo a osteoporose);
•    ajuda na função pulmonar (prevenindo e controlando a asma);
•    na obesidade tem um papel fundamental, pois ajuda a emagrecer mais rápido;
•    purifica o sangue, evitando a formação de coágulos;
•    melhora na função intestinal;
•    possui função diurética (melhora na retenção de líquidos);
•    previne a formação de tumores (fígado, pulmão, cólon e mama).


Couve
A couve é um anti-inflamatório natural. Regula as hormonas, melhora o humor, diminui os níveis de colesterol e age como um poderoso alimento detox, capaz de eliminar a gordura localizada. Os seus fitoquímicos naturais com acção desintoxicante são a principal razão de tantos benefícios. Estimulam o organismo a livrar-se, inclusivamente, das substâncias cancerígenas, e ainda fortalece o sistema imunitário.

É um alimento muito rico em cálcio e magnésio - uma dupla perfeita para fortalecer a massa óssea - fazendo da couve um forte aliado no combate à osteoporose. 


Azeite
O seu alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e E, permite que este alimento actue como antioxidante. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial.

Favorece ainda a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel fundamental na formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.


Alho
Tem propriedades antissépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus, bactérias e fungos. As suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes são de longe conhecidas por culturas antigas que reconhecem a sua capacidade no atraso do envelhecimento e na redução da degeneração celular, que está na origem de alguns tipos de cancro.

O alho ajuda ainda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial, o chamado "mau colesterol" (LDL), e aumenta o "colesterol bom" (HDL), prevenindo problemas de disfunção eréctil no homem.


Ovo
É um dos alimentos mais nutritivos, considerado por muitos um alimento completo, pois contém um pouco de cada nutriente que precisamos diariamente. Por exemplo, segundo a Ingestão Diária Recomendada (IDR), um ovo cozido tem:
•    Vitamina A (6% da IDR)
•    Ácido fólico (5% da IDR)
•    Vitamina B5 (9% da IDR)
•    Vitamina B12 (15% da IDR)
•    Fósforo (9% da IDR)
•    Selênio (22% da IDR)

No que respeita a vitaminas, estão presentes as vitaminas D, E, K e B6, além de cálcio e zinco.

Em termos de colesterol, o ovo aumenta o HDL (colesterol bom).

Para além de tudo, este poderoso alimento contém ainda antioxidantes benéficos para os olhos (ricos em Omega3) e são uma excelente fonte de proteína.


NOTA IMPORTANTE:
Estes conselhos não substituem uma alimentação completa onde deverão estar presentes, para além destes, todos os alimentos necessários ao bom funcionamento e bem-estar do organismo. Para mais informações sugerimos que consulte o seu médico.