Como ter uma alimentação saudável nos dias frios?

Como ter uma alimentação saudável nos dias frios?
Uma das causas para as pessoas sentirem mais fome no Inverno e ingerirem alimentos mais calóricos, é a necessidade do organismo em elevar a temperatura corporal e neutralizar a diferença climática. Evitar os picos de fome pode ser uma medida para não causar excesso de calorias nos dias mais frios. 

Alguns erros comuns nessa estação como deixar de consumir saladas e frutas, diminuir a ingestão de água e incluir ingredientes calóricos na alimentação podem resultar numa rotina não favorável ao corpo. Por isso, deixamos aqui algumas medidas que pode adoptar para combater essa tendência.

As sopas são quentinhas, mas nem sempre saudáveis
Normalmente, os caldos levam muito queijo, farinha de trigo e amido de milho para alcançarem a consistência cremosa. Por isso, recomenda-se que a escolha seja de receitas que tenham como base a batata, mandioca, cenoura ou caldos como o feijão.  

Saladas e frutas, sempre! 
Mesmo que sejam frescas, as frutas, verduras e legumes não podem ser riscados da rotina alimentar nessa época do ano. As opções quentes são uma forma de continuar a ingerir esses alimentos mesmo no frio, afinal, são nutrientes que contribuem na prevenção de sintomas comuns nesse período, pois além de serem ricas em fibras, as frutas e hortaliças são fontes de minerais e vitaminas, o que é importante para contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças comuns do inverno: gripe, resfriado e problemas respiratórios.

Não deixe de ingerir água
O tempo de frio pode criar a tendência de diminuição da quantidade de água necessária ao organismo. Por isso, para ajudar a preencher o nível que o corpo precisa, os chás podem contribuir. Entretanto, a água não deve ser retirada da rotina alimentar.